Reflexão

“Nunca tivemos tantas opções para decidir nosso destino.
Nenhuma escolha será boa, porém, se não soubermos quem somos” (Peter Drucker)


Pesquisar neste blog

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Como funciona a Orientação Profissional

Thaís Bruschi
Psicóloga e Coach especializada em
Orientação Profissional e de Carreira

O trabalho de Orientação Profissional é um processo de autoconhecimento, levantamento de interesses e habilidades e conhecimento das profissões. Utilizamos de técnicas da psicologia para que o processo de escolha da profissão ou direcionamento da carreira seja facilitado. O objetivo final é que o cliente possa fazer uma escolha consciente, genuína, amadurecida e independente, tendo um papel ativo, sendo o protagonista principal na sua tomada decisão. Será feito um trabalho de reflexão junto ao cliente e não pelo cliente.
Por isso, a orientação profissional não deve ser reduzida a aplicações de testes e transmissão de resultados. Os testes psicológicos (aprovados pelo CRP) são utilizados durante o processo de Orientação Profissional como instrumento de ajuda e não como fator determinante.
Este processo de Orientação Profissional tem duração de aproximadamente 10 sessões e é composto por diversas técnicas como:
·      Entrevistas psicológicas: têm por objetivo conhecer melhor o cliente e o contexto em que está inserido seu processo de tomada de decisão para a escolha da profissão. Também busca conhecer os possíveis conflitos pessoais e familiares, angústias e expectativas que podem estar envolvidos e até mesmo dificultando a escolha profissional, para que o cliente possa lidar de forma mais consciente com esses conflitos e sentimentos;
·      Testes psicológicos: são utilizados testes para medir o nível de amadurecimento para a escolha profissional, testes de personalidade e teste vocacionais; são escolhidos de acordo com a necessidade de cada cliente. Os testes trazem a oportunidade de despertar reflexões durante a sua execução, e logo após, com seus resultados. Os testes fornecem materiais sobre o cliente e sua posição frente à sua escolha e às profissões, que são utilizados durante as sessões, trazendo importante contribuição para as reflexões da tomada de decisão;
·      Esclarecimentos e pesquisas sobre as profissões, universidades e mercado de trabalho;
·      Orientação em possíveis dificuldades na organização dos estudos;
·      Esclarecimentos e orientações aos pais ou responsáveis, caso seja necessário. No caso de clientes menores de 18 anos, em atendimentos individuais, é realizada uma entrevista com os pais ou responsáveis, antes do início do processo da Orientação Profissional.
·      Atividades que propiciam reflexões e trocas de opiniões (nos casos dos grupos) sobre os diversos aspectos envolvidos na escolha da profissão e também sobre o mercado de trabalho

Como já apontado, a Orientação Profissional é um processo e por isso demanda tempo, interesse e comprometimento do cliente.  
A escolha profissional deve ser feita de forma consciente e madura. Invista esse tempo em você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário